terça-feira, 20 de julho de 2010

Problemas inesperados que tiram o sono e as vezes até a saúde!




Muitas pessoas não sabem o verdadeiro significado do termo. Busquei no dicionário algum significado e encontrei:
Problema [Do grego próblima, pelo latim problema] 1. Questão não resolvida que gera discussão e desconforto mental eminente.
Porém, eu vejo os problemas como algo bem mais significativo. Os problemas além de causar danos inesperados, são vistos na filosofia de Platão basicamente como ''momentos de verdades'', são aqueles momentos que somos duramente colocados à prova pelas circustâncias. Esses momentos surgem por acidentes, doenças, perda de um ente querido, fim de um relacionamento, uma mudança súbita na carreira ou qualquer situação parecida a qual não há solução imediata ou refúgio aparente.
Embora a compreensão permita preciosos pequenos consolos, esses momentos são quase impossives de se passar e ainda podem ser estendidos por dias, meses e até anos(Consegue imaginar?!). Mas como depois de toda tempestade há a claridade do sol radiante, esses momentos também tem suas vantagens. São ótimas oportunidades para o crescimento pessoal.
Esses momentos são mais significativos pela verdade que revelam do que pelo sofrimento que provocam. Sai o bem-estar e entra o mal-estar, mostrando até que ponto você pode suportar. E quando esses ''momentos de verdade'' baterem à sua porta você deve estar preparado com a sua FILOSOFIA DE VIDA.
Pense comigo... Quando as coisas vão bem, você pensa sobre a vida? Você se questiona: ''Por que essas coisas boas estão acontecendo comigo, Deus?!'' Na verdade ninguém se questiona quando coisas ótimas acontecem, e a resposta disso é simples... No fundo todos acreditam que merecem as melhores coisas da vida e não passam todo tempo agradecendo ou exprimindo gratidão! Porém quando as coisas vão de mal a pior, de repente ficam cheios de dúvidas sobre as circustâncias da vida: ''Quem me fez isso?'' ''Por que?'' ''O que devo fazer?'' E assim por diante.
Passar por momentos duros, dolorosos é a maior prova de caráter que pode existir, é como aquela expressão, é o verdadeiro ''outro lado da moeda'' : A oportunidade de bons resultados surgem com às más situações da vida. E é claro que você precisa estar armado para esses momentos perturbadores que tiram o sono; Para começar você precisa reconhecer o seu momento de verdade, está passando por algum momento de verdade em sua vida? Ja passou? Teve algum dia que tudo estava fora do lugar e você se questionou por horas? meses? anos? Sua infância foi boa demais, mas teve momentos traumáticos que você jamais esqueceu? Esse é um momento de verdade. Seu relacionamento é perfeito? Mas terminou em uma separação dolorosa? Momento de verdade. Ter um filho é uma benção a qualquer ser humano, mas a criança nasceu com alguma doença ou incapacidade? Momento de verdade. Comprar um carro 0Km e ser assaltado e perde-lo no mesmo dia? Outro momento de verdade. Seguir caminhos que traçaram para você é negligenciar-se, fazer seu próprio caminho é o momento da verdade. Fingir uma amizade com alguém é falsidade, rejeitar o demônio da falsidade é momento de verdade. Temos sempre que examinar nossas vidas, idependente de quão perfeita ela se encontra no momento presente, estar preparados para qualquer choque após um acontecimento maravilhoso é o principal para evitar danos emocionais, espirituais e fisicos sérios.

Exercicios práticos: Faça uma lista na mente ou em um papel dos momentos de verdade que aconteceram na sua vida, escolha um, o mais marcante e tente desenvolve-lo.
Escreva a sua história, seja um paragrafo ou um livro inteiro. Depois, responda: O que facilitou passar por esses momentos tão dolorosos? Se for capaz, escreva sobre cada momento de verdade e coloque o que ajudou e fez você atravessar por esses momentos. Essas idéias são básicas, para você começar a ''construir'' sua casa filosófica.

Texto inspirado pelo livro ''Pergunte a Platão'' Lou Marinoff.

Um comentário:

  1. Gostei do texto, só não entendi por que chamar momentos prblemáticos de momentos de verdade...

    ResponderExcluir

Primeiramente obrigada por estar aqui lendo meu artigo, espero que tenha gostado. Coloque para fora o que achou do texto e VOLTE SEMPRE!