sexta-feira, 27 de maio de 2011

O Amor

Todos nós sabemos o que significa amar alguém ou alguma coisa, se eu pedir a vocês que pensem em coisas que amam fazer, pessoas que amam estar perto ou as suas músicas preferidas fariam isso com maior facilidade. Nesta concepção , o amor exige um sujeito que ama e um ''objeto'' que é amado. Se Ronaldo ama Priscila, então ele é o sujeito do amor e ela, seu objeto de amor. Ele oferece seu amor e talvez ela o aceite. Se o aceitar, pode também correspondê-lo: Priscila ama Ronaldo. Logo Priscila também é o sujeito do amor, enquanto Ronaldo também é sujeito do amor. Quando duas pessoas se amam dessa maneira recíproca produz entre eles uma energia poderosíssima. Algo assim:


Aqui, amar alguém(oferecer-lhe o dom de sua devoção) e ser amado por alguém(receber o mesmo dom) estão equilibrados e unidos , como parte de um todo maior. Quando duas pessoas se amam e são amadas estão em total harmonia com o Tao(caminho). Este tipo de amor é a completude recíproca de si mesmo no outro e com o outro. Vemos por aí em sites de relacionamento, em revistas, filmes e novelas os seres humanos procuram isso, procuram essa completude. As vezes a encontram e dura a vida toda. Neste caso o namoro, a lua-de-mel nunca termina.
Entretanto, o que acontece quando alguém dá amor e o mesmo não é correspondido? Vamos supor que Priscila apenas tolere Ronaldo, por suas próprias razões. Ele a ama incondicionalmente e ela apenas se deixa ser amada, mas no fundo não o ama de verdade. Então a imagem desse amor é totalmente desequilibrada:


E se nenhum amar o outro a imagem seria esta:

Aqui, temos um encontro físico no limite externo do ser, mas nenhum dom de amor é dado ou recebido por ninguém. É como o sexo sem conteúdo emocional. Há contato físico completo nos limites, mas nada do ser emocional, intelectual ou espiritual se estabelece ou persiste no outro. O sexo pode ser delicioso, mas isso é insuficiente para a realização do homem.
Mas as coisas podem dar errado no equilibrio também, algumas pessoas podem dar mais amor que as outras ficando algo muito exagerado.


Um comentário:

  1. [i]É bom demais saber, logo após ler isso, que o nosso amor é perfeito. De todas as formas, de todos os jeitos.
    Eu sei que te amo, mas o mais importante é saber que você me ama da mesma forma.
    Você é feita para mim, e juntos a gente se completa ♥

    ResponderExcluir

Primeiramente obrigada por estar aqui lendo meu artigo, espero que tenha gostado. Coloque para fora o que achou do texto e VOLTE SEMPRE!